Supercolecao.com

Você está aqui

Fotografando pequenos objetos para a sua coleção

Publicado na quinta-feira, 13 de setembro de 2012 :: 11:17 por Marcos Buarque

Ao longo do tempo em que estive em contato com outros colecionadores, pude perceber que as pessoas têm a mesma dificuldade que eu já tive para fotografar os itens da coleção. Eu simplesmente não conseguia tirar boas fotos das tampinhas da coleção do meu filho (ok, minha coleção também!) para colocar no site. Já que eu ia investir um tempo razoável fotografando tampinhas e cadastrando meus itens online, melhor que o resultado fosse o melhor possível. Em contato com outros colecionadores, percebi que a frustração com a qualidade das imagens poderia minar a animação das pessoas para compartilhar os exemplares de suas coleções.

Em primeiro lugar, devo avisar, não sou fotógrafo profissional para dar conselhos sobre como tirar fotos. Muito longe disso: não posso me considerar nem mesmo um fotógrafo amador, sou simplesmente medíocre. Mas para aquilo a que me propus fazer por hobby, quer dizer, fotografar pequenos objetos de coleção, mais especificamente tampinhas, encontrei uma boa solução que pode ser reproduzida pelos usuários deste website.

Neste post compartilho algumas técnicas que utilizo para fotografar.

Equipamento com recurso supermacro

O principal equipamento é a câmera. Ao passo que você não precisa de um equipamento profissional (longe disso), sugiro (recomendo) que você verifique se a sua câmera possui pelo menos o recurso de supermacro. Confesso envergonhado que antes de fotografar tampinhas, eu não sabia o que era supermacro. Após uma improvável visita ao manual da minha câmera, descobri que eu poderia aproximar a lente a uma distância muito inferior aos 70 centímetros sem perder o foco. Para isso, basta pressionar o botão supermacro. É como mágica. Bem, se você, como eu, não sabe até hoje o que é supermacro, recomendo que verifique a disponibilidade desse recurso na sua câmera. A tulipa é o símbolo universal do supermacro. Procure pelo ícone da tulipa no seu equipamento. Se estiver lá, parabéns, você tem esse recurso.

Embora ainda seja possível fotografar sem o supermacro, recomendo que você tente usá-lo. Faz uma diferença incrível. Veja:

Fotografando sem supermacro é preciso encontrar a distância mínima para que o objeto apareça em foco. Depois você precisa
Fotografando sem supermacro é preciso encontrar a distância mínima para que o objeto apareça em foco. Depois você precisa "recortar" a enorme sobra de fundo branco nas laterais.

Com o supermacro você aproxima a lente do objeto o quanto preferir para capturar a maior riqueza possível de detalhes.
Com o supermacro você aproxima a lente do objeto o quanto preferir para capturar a maior riqueza possível de detalhes.

Tripé

Em seguida, se você deseja fotografar os itens da sua coleção com relativa rapidez, sugiro que busque um tripé. Não é imprescindível, mas é altamente recomendável. O tripé é um recurso de produtividade que vai acelerar (e muito) a produção de fotos da sua coleção. O processo de fotografar tampinhas entra em um ritmo quase industrial na medida em que você só precisa trocar a tampinha sobre uma posição fixa e clicar. Dentro de pouco tempo, você vai automatizar o movimento de trocar a tampinha e clicar, trocar e clicar.

Foco manual

E aqui chegamos ao macete final, que é usar o foco manual. As câmeras geralmente trabalham com modos de operação diferentes. Troque do modo automático (em que a câmera toma todas as decisões) para um modo manual em que você possa ajustar o foco manual. Ora, tendo a lente da câmera a uma distância fixa do objeto fotografado, o que só é possível com o tripé, você não precisa esperar que a câmera encontre o foco a cada novo clique: escolha o melhor foco logo no início da sua seção e esqueça completamente do foco nos cliques seguintes.

Eu costumo usar um banco para deixar as tampinhas bem próximas da câmera e obter a melhor qualidade nas fotografias. Tendo o objeto a ser fotografado sobre um banco, é possível manipular a altura do tripé para aproximar ou afastar a lente do objeto. Se você aproximar demais a lente do objeto, há o risco de suas fotos ficarem com a sombra da máquina fotográfica projetada sobre o objeto, portanto, atenção a esse detalhe.

Não vou me alongar na explicação. Veja a foto abaixo e entenda como eu tenho montado o equipamento para tirar fotos.

Tripé com câmera e banco sobre o qual estão as peças a serem fotografadas. Neste caso, algumas moedas da minha coleção.
Tripé com câmera e banco sobre o qual estão as peças a serem fotografadas. Neste caso, algumas moedas da minha coleção.

Iluminação

Por fim, um comentário importante sobre o ambiente. Profissionais da fotografia e do cinema investem muito dinheiro em iluminação. A iluminação é a chave para uma boa fotografia. Bem, como você não deve possuir equipamento fotográfico de iluminação (caríssimo), assim como eu não tenho, sugiro que busque a luz do dia. Fotografe naquele final de semana com sol bonito ou tempo bom. Vá para a varanda de casa ou, se não tiver varanda, faça as fotos junto à janela. O importante é que haja abundância de luz natural, mas evite a incidência direta da luz solar para evitar reflexo nas suas tampinhas.

No próximo post vou falar sobre a pós-produção, quer dizer, como eu preparo as fotos para enviar para o website Supercolecao.com.